Rádio Legal

II Seminário de Educação Especial e Inclusiva de Resende

29 e 30 de agosto, rezende, RJ

  • Quando: 29 e 30 de agosto de 2019
  • Promovido por: Associação Educacional Dom Bosco
13h – Credenciamento 
 
13h30 – Abertura e relato de experiência   
14h – PALESTRA: POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E COLABORATIVA. 
Priscila Pires Alves - Professora da Universidade Federal Fluminense – UFF. Doutora em Psicologia Social. Mestre em Psicologia Social e da Personalidade. Co-coordenadora do Laboratório Ambientes Digitais de Aprendizagem para Criança Autista – ADACA. 
 
15h30 – Oficinas Práticas Especializadas  
 
1 OFICINA: BAIXA VISÃO X CEGUEIRA – CEDEVIR
Dinamizadores: Andréa Aparecida da Silva Teixeira - Professora Especialista em Educação Especial Inclusiva, em Deficiência Visual e em Literatura Infanto Juvenil. Graduação em Letras e Literatura. Rayane Maximiano Maria - Psicóloga e Especialista em Educação Especial com ênfase em Braille.  
 
2 OFICINA: O LÚDICO NA MATEMÁTICA VOLTADA A DEFICIÊNCIA VISUAL – CEDEVIR
Dinamizadores: Dircilene Aparecida Satilo Faria - Pedagoga e Psicopedagoga. Especialista em Deficiência Visual e Educação Infantil. Carlos Fernando Pettinati Ramos - Professor licenciado em Matemática, Inspeção Escolar e Especialista em Deficiência Visual.   
 
3 OFICINA: INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS – E. M. BILÍNGUE ROMPENDO O SILÊNCIO E CEDEAR
Dinamizadores: Aline Evelyn Silva - Professora de Atendimento Educacional Especializado da Rede. Especialista em Surdez e Libras. Professora do curso de Libras – formação de professores e profissionais da Rede Municipal de Ensino. 
 
4 OFICINA: PRÁTICAS ESPECIALIZADAS E SURDEZ – E. M. BILÍNGUE ROMPENDO O SILÊNCIO E CEDEAR
Dinamizadores: Ana Cláudia Mathias de Oliveira - Professora de Atendimento Educacional Especializado da Rede. Especialista em Deficiência Auditiva.
5 OFICINA: EDUCAÇÃO PARA TODOS, TEORIA E PRÁTICAS PSICOMOTORAS – GENTE EFICIENTE
Dinamizadores: Evandro Luis Corrêa Rodrigues - Professor de Educação Física. Pós Graduado em Psicomotricidade e Psicopedagogia. Professor do curso de pedagogia da AEDB na área de jogos e recreação e psicomotricidade. Professor de educação física do Colégio de aplicação de Resende e da rede municipal de Resende no Programa Gente Eficiente. Ricardo Camões Sampaio - Licenciatura plena em Educação Física; Especialista em Educação Especial, Desporto Escolar e em Ciências da Performance Humana; Mestre em Ciências do Movimento Humano; Doutor em Ciências da Saúde. 
 
6 OFICINA: COMO PROMOVER A APRENDIZAGEM FUNCIONAL, LÚDICA E INCLUSIVA? – GRUPO AFIE (ATENDIMENTO FAMILIAR E INSTITUCIONAL ESPECIALIZADO)
Dinamizadores: Edilma Rodrigues de Oliveira - Psicopedagoga/ Neuropsicopedagoga, Orientadora Educacional e Professora de AEE. Ana Lúcia Benedito Coutinho - Supervisora Educacional, Psicopedagoga e Professora. Renata de Oliveira Lopes - Diretora, Orientadora Educacional, Supervisora Educacional e Professora.  
 
7 OFICINA: EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA E SUAS POSSIBILIDADES – SME RESENDE
Dinamizadores: Paolla Abranches Werneck dos Santos - Pós Graduada em Psicopedagogia, Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física, Coordenadora de Gestão de Corpo e Movimento da SME de Resende. Aluna do Curso de Libras da SME/Resende. Docente de Educação Física – Educação Infantil e Creche da REMEP. Valciele Mendes da Silva - Pós-graduanda em Educação Física Escolar. Docente de Educação Física – Anos iniciais do Ensino Fundamental, Educação Infantil e Creche da REMEP.  
 
17h30 – Encerramento das atividades da tarde  
 
18h – Abertura Cultural  
 
18h30 – PALESTRA: ACESSIBILIDADE AO CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR - UFF VOLTA REDONDA 
Raphaela Giffoni Pinto - Mestre em História pela UFF. Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense.  Atua no Setor de Apoio Acadêmico do campus Aterrado (Volta Redonda) em parceria com a Divisão de Acessibilidade e Inclusão - SENSIBILIZA UFF. Responsável pelo projeto de acompanhamento acadêmico dos alunos com deficiência, realizado por discentes apoiadores vinculados ao PROJETO INCLUIR/ MEC e do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade - PDI Acessível/UFF. Paloma de Azeredo Alves - Pesquisadora do papel mediador e do Atendimento Educacional Especializado para Química Acessível. Aluna do Curso de Química e estagiária/ monitora de aluno com necessidades específicas. 
 Data: 30 de agosto de 2019 
 
8h30 – Abertura e relato de experiência
 
9h às 10h – PALESTRA: A RELAÇÃO SI MESMO E POSICIONAMENTO DOS UNIVERSITÁRIOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS 
Mônica Ribeiro  - Psicóloga e Educadora, Mestre em Psicologia - UFRRJ, Especialista em Pessoas com Necessidades Especiais, Consultora Educacional e Gestão de Pessoas.    
 
10h às 11h – PALESTRA: RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA E A PRÁTICA DO ADACA 
Vera Lucia Prudência dos Santos Caminha - Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associado I da Universidade Federal Fluminense. É coordenadora do projeto de pesquisa e extensão ADACA (Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas). Atua na pós-graduação no curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) da UFF.  
 
11h às 12h – PALESTRA: ACESSIBILIDADE AO CURRÍCULO PARA DEFICIENTES VISUAIS 
Márcia Beatriz Alves - Pedagoga com foco no Ensino Superior. Possui Pós Graduação em Educação Especial e Gestão Educacional. Supervisora do Núcleo de Acessibilidade do Centro Universitário de Barra Mansa - UBM. Sonia Aparecida Ferreira da Silva Rodrigues - Pedagoga; Psicopedagoga, Pós-Graduada em Deficiência Visual – UNIRIO; Especialista na área de deficiência visual pelo Instituto Benjamin Constant, Psicopedagoga do Núcleo de Acessibilidade do UBM. 
 
13h30 – Abertura Cultural 
 
14h - PALESTRA: EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA E ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO  
Aline Rinco Dutra Salgado - Doutoranda em Biociências e Saúde (Fiocruz); Doutoranda em Ciências e Biotecnologia pelo (UFF). Mestre em Diversidade e Inclusão (UFF). Psicopedagoga. Licenciada em Normal Superior (UFJF). Professora do Sistema Público Municipal de Juiz de Fora, MG, exercendo atualmente a função de Diretora do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE Centro). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Talento e Capacidade Humana na Sociedade e na Educação, da Universidade Federal Fluminense (UFF), vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPQ. Membro da Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão (ABDIn) e da Comissão Técnica (MG) do Conselho Brasileiro para Superdotação (CONBRASD). 
15h – PALESTRA: ENSINO E PRODUÇÃO DE MATERIAIS NA PERSPECTIVA BILÍNGUE DE ENSINO PARA SURDOS NAS SÉRIES INICIAIS 
Camila Barreto Constantino Fortes - Professora do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Pedagoga, Especialista em Letramento e Surdez (INES/ISERJ) e em Implementação e Gestão de Educação à distância (LANTE/UFF).  Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de ensino - aprendizagem com crianças com necessidades especiais educativas.  
16h – PALESTRA: PROJETO LIVRO DIGITAL BILÍNGUE E PEDAGOGIA EMPREENDEDORA DOS SONHOS - ITA 
Sandra Lúcia Pacheco de Almeida Costa Souza -  Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – DCTA, Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT), Pesquisadora no Laboratório de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica (ITA), RSC - Nível Doutorado. Mestra em Gestão e Desenvolvimento Regional (UniTau), Especialista em Objetos Educacionais Digitais (LPECT - ITA), Especialista em Coordenação Pedagógica: Fundamentos e Práticas (UniTau), Especialista em Psicopedagogia (UniVap), Pedagoga (UniVap), Aperfeiçoamento em Educação 4.0 (ITA), Experiências: Fundamental 1, Educação Infantil, Coordenação Pedagógica e Tecnologia Educacional Digital. José Silvério Edmundo Germano - Professor do Departamento de Física do Instituto Tecnológico de Aeronáutica com atuação na graduação e na pós-graduação. Formação no Bacharelado em Física (UFRJ). Mestrado e Doutorado em Física (ITA). Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica. O laboratório tem como objetivo principal, o desenvolvimento de projetos com ênfase no uso das tecnologias emergentes no ambiente da sala de aula. Nos últimos anos temos iniciativas de pesquisas na Educação Infantil e na Educação Especial de crianças. Rosemary Aparecida Ribeiro Pereira de Sousa - Pedagogia em deficiência mental; Pós graduação em Educação de surdos e Libras; Pós graduação Tradutor Intérprete de Libras. Professora na E. M. Bilíngue Escola Ronconi. Experiência como regente em Sala de Educação Especial Deficiências Múltiplas da Prefeitura Municipal de São José dos Campos 
 17h30 – Encerramento das atividades da tarde 

103 Visualizações

Menu do Ecolabore Portal