Rádio Legal

Orquestra Sinfônica de Piracicaba

Dias 28 de setembro e 26 de outubro, Piracicaba, SP

  • Quando: Dias 28 de setembro e 26 de outubro de 2019
  • Horário: 17:30
  • Promovido por: Orquestra Sinfônica de Piracicaba
  • Local: Teatro Municipal Dr. Losso Netto
  • Endereço: Av. Independência, 277, Centro

Distribuição antecipada de ingressos no www.megabilheteria.com ou uma hora antes das sessões, na bilheteria da Casa de Espetáculos.

Informações: www.sinfonicadepiracicaba.org.br ou 19-3433-3264 e 19-3434-2168 .

Nos meses de setembro e outubro, os concertos vespertinos da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) contarão com recursos de audiodescrição. A adoção da tecnologia assistiva foi pensada para aproximar a música erudita dos deficientes visuais, sejam pessoas cegas ou com baixa visão. As sessões com o uso da ferramenta acontecem às 17h30, no último sábado de cada mês, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, sempre com entrada gratuita.

As sessões serão realizadas em 28 de setembro, quando a regência será do maestro Jamil Maluf e o solista, ao piano, será Aleyson Scopel. Estão no programa as obras Suíte Lírica, de Grieg, e Concerto para Piano nº1, Op.23, de Tchaikovsky. Em outubro, no dia 26, o concerto terá como regente o maestro convidado Thiago Tavares. As obras são Suíte Masquerade, de Khachaturian, Suíte Vila Rica, de Camargo Guarnieri, e Festa no Céu, de Ernst Mahle. Neste caso, o concerto será em homenagem ao maestro Ernst Mahle pelos 90 anos e comemorativo dos 65 anos da Caterpillar no Brasil.

A linguagem da música é universal, porém, entendemos que o recurso permitirá que as pessoas com deficiência visual compreendam de forma mais ampla o conteúdo que será apresentado pela OSP. O nosso desejo é que elas tenham uma experiência mais completa do concerto“, diz o maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente da Sinfônica de Piracicaba.

Embora as sessões se iniciem às 17h30, a recomendação é que as pessoas com deficiência cheguem com 30 minutos de antecedência, para a retirada dos fones de ouvido. Será preciso deixar um documento com foto temporariamente pela posse do equipamento.

A audiodescrição começará cinco minutos antes dos concertos. O profissional transmitirá as notas proêmias, que irão contextualizar e situar sobre o ambiente, as características do auditório, palco, cortinas, público, disposição da orquestra, posição do regente, dos instrumentos, entre outros. “A partir do início do espetáculo, realizaremos a descrição de momentos pontuais, como quaisquer interações com a plateia ou mudanças de disposição geral, porém sem interromper grandes partes da música, até o final”,

78 Visualizações

Menu do Ecolabore Portal